sexta-feira, 19 de julho de 2013

Festa de Inauguração

No passado dia 3 de Junho foi realizada, no centro de dia Professor Dr. Carlos Garcia da Associação Alzheimer Portugal, a festa de inauguração que marcou a conclusão do "Espaços de Memória". Estiveram presentes as pessoas que participaram no projeto: utentes, técnicos, colaboradores, alunos, professores, e ainda familiares, representantes da direção da associação e da nossa escola, assim como colegas do nosso grupo de artes visuais. Neste dia, pudemos partilhar com todos o trabalho desenvolvido e as intervenções que fizemos quer no espaço interior, quer no exterior. A parceria, neste projeto com a Associação, possibilitou a alunos e professores contextualizar aprendizagens fora do espaço escolar, em novas experiências e aprofundar competências, criando um lugar para uma efetiva e afetiva intervenção da escola e das artes na comunidade envolvente. Mas mais importante ainda e, passando a citar a Dra. Filipa Gomes (diretora técnica):

"Este projeto tornou possível, cuidar de outro espaço: o espaço interno de cada participante. O espaço interno das pessoas com demência, pela liberdade de expressão dada, pelo reforço da sua auto-estima, pela valorização da sua Identidade. O espaço interno dos alunos, pelo contacto humano e relacional com pessoas com esta doença, permitindo-lhes sentir o quão importante é cuidar dos outros, escutando-os, dando-lhes liberdade de expressão, representando simbolicamente esse sentir."

"Espaços de Memória" procurou trabalhar a identidade, valorizar as pessoas e dignificar a sua memória, através das expressões artísticas e, de forma significativa, as mais relevantes das expressões humanas: a afetividade, a amizade, a compreensão e a solidariedade. Por fim, agradecemos a todos os que tiveram connosco: à Dra. Filipa Gomes, pela sua iniciativa na parceria deste projeto, à Dra. Teresa Varejão que nos acompanhou sempre na concepção e dinamização das atividades, aos utentes e colaboradores desta associação que participaram nas nossas atividades.

















Sem comentários: