segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Que tal amanhã pintarmos um quadro?

Nunca fiz crochet. Hoje tive a excelente oportunidade de experimentar e a Dona M. L. foi a minha professora. O tempo e a paciência que me dedicou ainda não foram suficientes para aprender, mas gostei muito da experiência.
Amanhã vamos pintar um quadro juntas!


2 comentários:

Anónimo disse...

Fantástica iniciativa! O projecto e as actividades são exclusivas dos utentes do Centro de Dia? Sou associada e cuido de minha Mãe com a doença. Minha Mãe sempre pintou com paixão e adorava fazer trabalhos manuais, embora amadora e como hobby, não sendo notável, fez trabalhos com grande sensibilidade artística. Como filha babada (nada "geitosa" nas artes) sempre lhe admirei essa faceta, como que uma irreverência da alma, na sua vida tão "normalizada". No verão de 2011, como terapia ocupacional na tentativa de a prender ao hoje e retardar o alheamento, fiz com ela sessões de pintura na varanda da sua casa. Entusiasmada comprámos os materiais e fizémos do projecto as nossas tardes. E com os meus "empurrõezinhos" quando se dispersava, lá foi resultando muito bem, para ambas. Aprendi muito, a pintar, a soltar amarras da regra e norma e sobretudo uma intimidade de contacto com ela muito valioso para mim. Para ela foi sentir novamente o coração, e a auto-estima cresceu nos sorrisos calmos que eu lhe vi. O outono foi chegando, as tardes a esfriar, a luz dos dias a encurtar e ela foi ficando cada dia mais ansiosa. Por não conseguir fazer bem, frustrada com a incapacidade de levar as mãos a executar o que queria exprimir, desgostosa da comparação com o que dantes criara, a sua auto-exigência de qualidade a criar-lhe muita tristeza e desmotivação. Até que já não quis fazer mais. Perdi-a nas suas desculpas, sabendo eu que insistir lhe seria mais pesado que a fuga. Provávelmente eu não soube como evitar, ou dirão ser próprio da doença, mas tanto que gostaria de a ver sorrir novamente, apaziguada, interessada e contente com ela própria. Um abraço a todos vós. Sofia

Unknown disse...

O projeto "Espaços de Memória" é uma parceria entre alunos e professores da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho e a Associação Alzheimer Portugal. Foi um desafio que esta instituição nos colocou e que aceitámos. Estamos a trabalhar com o Centro de Dia, e o trabalho conjunto que fazemos tem, de todo, a ver com os princípios e orientações desta associação, entre os quais relevo o que considero mais importante: a identidade e dignidade das pessoas. Por isso estamos juntos.
Em relação a questões mais específicas, aconselho a contatar a associação e/ou centro de dia (o contato está no nosso blogue. Eu sou apenas um dos professores envolvidos neste projeto e, é bom saber que está a acompanhar as nossas atividades, que se vão desenvolver até ao final do presente ano letivo.
Deixo - lhe uma frase que as técnicas do centro partilharam connosco, quando realizaram a palestra na nossa escola, de A.R. Luria:
"...não são constituídos apenas de memória. Têm sentimentos, vontade, sensibilidades e moral. E, aqui é onde poderá tocar-lhes e ver uma mudança profunda".

Até breve